Desespero: querem vender casas a qualquer custo

Bancos pagam comissões mais altas às mediadoras e particulares fazem decontos até 15%.

O número de casas devolvidas à banca pelas famílias que não conseguem pagar as prestações disparou nos últimos meses e os bancos estão a braços com um elevado parque imobiliário, de que não conseguem desfazer-se. A maioria das instituições entrega estas casas às mediadoras, para que estas as vendam, e até estão dispostas a pagar-lhes comissões mais elevadas, para ver o negócio feito.

De acordo com o «Diário de Notícias», os bancos estão a pagar comissões de 7% às mediadoras para venderem as nove mil casas que têm disponíveis, além dos leilões que habitualmente se promovem.

De acordo com o presidente da mediadora Fitamétrica, Paulo Fernandes, há bancos, como o BES, que pagam «até 7% do valor da casa», mas que depois também «vendem mais». Contudo, também há quem prefira pagar menos e oferecer melhores condições na compra da casa. Segundo Paulo Fernandes, «a CGD paga 3% de comissão», porque como os imóveis que colocam nas mediadoras têm todos financiamento garantido a 100%, não precisam de pagar tanto pelo seu serviço.

Os bancos necessitam de liquidez e não de imóveis, por isso, quanto mais depressa se desfizerem dos imóveis e os virem convertidos em dinheiro, melhor.

Mas não é só para os bancos que os tempos estão difíceis no que toca a vender casa. Os particulares também recorrem cada vez mais às mediadoras, face ao excesso da oferta e escassez da procura.

Miguel Poisson, da ERA, diz ao «Diário Económico» que, com a crise, até há mais gente a retirar poupanças e a aplicar em apartamentos, aproveitando que estes estão actualmente 10 a 15% mais baratos.

Fonte: Agência Financeira

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s