IMI 2015: milhares de contribuintes com casa própria arriscam pagar mais com fim de salvaguarda

O fim da cláusula de salvaguarda no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai, afinal, fazer com que milhares de contribuintes com casa própria arrisquem umaumento de impostos no próximo ano.  

As finanças terminaram em 2013 um complexo processo de reavaliação de 4,9 milhões de habitações para aumentar a receita do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Mas até este ano vigorou uma cláusula de salvaguarda que limitou os aumentos anuais deste imposto, segundo escreve o Sol.

Esta protecção acaba em 2015 e os contribuintes temem aumentos “insuportáveis” da tributação, segundo o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários. Citado pelo semanário, Luís Menezes Leitão indica que as casas em centros urbanos deverão ser as mais afectadas, já que o coeficiente de localização do IMI penaliza mais estas zonas.

A associação que representa os mediadores imobiliários (APEMIP) apela ao Governo para prolongar a cláusula de salvaguarda, temendo que muitos portugueses entrem em incumprimento e, no limite, percam as casas.

O Governo não se pronuncia sobre um eventual prolongamento da salvaguarda. Indica apenas que as famílias mais carenciadas poderão usufruir de limites anuais no IMI.

fonte: www.idealista.pt

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s