Construção: há mais confiança e otimismo mas a crise ainda bate à porta

O setor da construção foi um dos mais afetados pela crise, senão o mais afetado. Mas essa tendência parece estar a ser ultrapassada e a confiança a subir de tom. Nos primeiros sete meses do ano, “os empresários da construção mantiveram-se otimistas quanto à evolução do setor, com base na carteira de encomendas e numa opinião favorável em relação às perspetivas de emprego”, refere a Federação Portuguesa da Indústria da Construção (FEPICOP).

Segundo a entidade, mais significativo é o facto da avaliação do nível de atividade atual das empresas apontar “para um crescente dinamismo, tendência que já não era observada há alguns anos”. Ainda assim, e apesar de se verificarem quebras menos acentuadas que há um ano, vários indicadores quantitativos “continuam a refletir uma situação muito desfavorável da construção”.

A FEPICOP adianta que o emprego ainda está em contração – entre abril e junho, o setor perdeu 24,4 mil postos de trabalho em termos homólogos e 13,9 mil face ao primeiro trimestre do ano – e que no segundo trimestre o cenário manteve-se crítico, mas mais moderado que nos períodos anteriores: quedas homólogas do investimento em construção, de 3,5% (-7,1% no primeiro trimestre), e do VAB, de 4,2% (-7,0% nos primeiros três meses do ano).

Até julho, foram licenciados 3.951 novos fogos habitacionais e uma área de 1.014 mil metros quadrados, menos 15% que no período homólogo. Por seu turno, as 1.976 licenças emitidas para reabilitação de edifícios habitacionais refletem uma redução homóloga de 5,9%, quando há um ano essa quebra tinha sido de 23,5%.

No que diz respeito à concessão de crédito, em julho, o setor tinha um stock de financiamento bancário inferior em 2,4 mil milhões de euros ao registado no mesmo mês de 2013. Já o crédito mal parado “assume um peso de 20,2%, representando 20,1% do total dos incobráveis da responsabilidade de todas as atividades”, adianta a FEPICOP.

fonte: www.idealista.pt


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s