Vistos gold: ministra manda investigar ex-diretor do SEF

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse esta quarta-feira, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que pediu à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) arealização de um inquérito para apurar eventuais responsabilidades do ex-diretor do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na concessão dos vistos gold.

Segundo a governante, o inquérito pedido à IGAI pretende apurar “os factos praticados” por Manuel Jarmela Palos e pelos funcionários do SEF com responsabilidades na atribuição das autorizações de residências para atividade de investimento. Anabela Rodrigues adiantou que este inquérito foi pedido a 12 de dezembro, tendo a IGAI um prazo de 45 dias para o concluir, pelo que deverá estar pronto até final do mês.

No Parlamento, a ministra adiantou ainda que está a ser pensado aumentar os mecanismos “de controlo interno e externo” para a concessão das autorizações de residências para atividade de investimento, nomeadamente “a averiguação sistemática que os próprios serviços têm de fazer” e alteração à composição da comissão de acompanhamento aos vistos gold.

A polémica em torno da concessão de vistos gold deu origem à Operação Labirinto, cuja investigação levou à detenção de 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências e peculato. Entre eles estão Manuel Jarmela Palos, António Figueiredo, até então presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), e Maria Antónia Anes, até à data secretária geral do ministério da Justiça.

fonte: http://www.idealista.pt


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s