“Tubarões” fazem hotel, casas e clínica em Cascais

 Os empresários Miguel Ribeiro Ferreira e Tim Vieira, agora conhecidos por serem dois dos investidores do programa da SIC Radical Lago dos Tubarões, vão recuperar os terrenos do antigo hotel Nau, junto ao largo da estação de comboios de Cascais. Um espaço devoluto que estava para ser reabilitado, mas que se viu embrulhado em revogações de licenças, falências e processos judiciais já desde 2007.

O projeto, que foi apresentado à população de Cascais na quinta-feira à noite, chama-se Edíficio Dom Pedro I e vai incluir um hotel, apartamentos, uma cervejaria e ainda uma clínica de saúde. “É mais difícil gerar dinheiro quando se trata de uma área tão grande. Se fizessemos só um hotel, nunca ia estar cheio o ano inteiro. E, por isso, decidimos dividir o espaço em áreas mais pequenas, mas com capacidade para gerar mais volume de negócios”, explicou ao Dinheiro Vivo, Miguel Ribeiro Ferreira.

É ele que vai ser o líder deste projeto onde vão ser investidos 4,6 milhões de euros, dos quais 3,6 milhões serão para a compra do terreno e para a construção do edifício em si e 800 mil serão para reabilitar a envolvente e ainda o largo da estação de comboios.

Mas não será o único investidor. Além de Tim Vieira estão neste projeto outros parceiros, que Miguel Ribeiro Ferreira preferiu não revelar, mas que diz estarem ligados ao imobiliário. “Não sou desta área e quando não percebo das coisas então junto-me a quem percebe”, reparou o empresário que esteve sempre ligado aos negócios da água engarrafada. Hoje é presidente do grupo Fonte Viva que tem mais de 60 mil dispensadores instalados em Portugal e Espanha. E o mesmo se passa com Tim Vieira, um homem ligado à comunicação, fundador da Special Edition Holding, hoje um dos maiores e mais relevantes grupos de media de Angola.

Mas então, porquê avançar para um projeto destes? “Foi puramente por paixão ao município e por medo que alguém estragasse aquela zona. É o primeiro edifício que se vê quando se sai da estação. É um dos cartões de visita”, contou Miguel Ribeiro Ferreira. Tanto ele como Tim Vieira vivem em Cascais, mas Miguel sempre viveu lá e tem um carinho especial pela vila, confessa. “Não somos nenhuns tubarões”, disse rindo. “Não são só os números que interessam”.

Único projeto candidato

O projeto dos dois “tubarões” ainda não foi formalmente aprovado, mas é como se já tivesse sido, porque, neste momento, é o único candidato na corrida. O Holliday Inn chegou a fazer uma proposta, mas desistiu antes de chegar à fase da apresentação pública, que arrancou na quinta-feira. Seria aí que a população iria votar para escolher o melhor candidato, mas com apenas um único a concurso deixa de fazer sentido a votação. Ainda assim, a segunda sessão de apresentação que estava prevista para 17 de março, mantém-se.

“Ser a população a votar é a melhor de fazer este tipo de investimentos. Prefiro isso a haver aqueles concursos pesados, cheios de regras e que se prolongam por anos”, comentou Miguel Ribeiro Ferreira. Aliás, foi precisamente para que o processo fosse mais rápido e aquele terreno pudesse ser aproveitado após tantos anos devoluto que a câmara aprovou este tipo de processo.

Os problemas começaram logo em 2007, quando a obra que estava em curso na altura, já em substituição do antigo hotel Nau, foi embargada pelo Ministério Público por violar o Plano Diretor Municipal. Em 2010 conseguiram luz verde para retomar os trabalhos, mas entretanto a Nauinvest tinhado entrado na falência e tinha sido absorvida pelo BPN, que também acabou por falir.

Só o ano passado é que a câmara conseguiu reaver o edifício, inacabado e abandonado, não para o recuperar, mas para o demolir – um processo que arrancou este ano – e assim permitir a construção de um novo projeto, neste caso o Edifício Dom Pedro I dos “tubarões”.

fonte: http://www.dinheirovivo.pt


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s