Euribor em baixa: queres aproveitar para fixar a tua taxa e não sabes as regras para negociar com o banco?

Euribor em baixa: queres aproveitar para fixar a tua taxa e não sabes as regras para negociar com o banco?

Muitos serão os portugueses com crédito à habitação que estarão neste momento a questionar se devem beneficiar deste momento único, de baixas Euribor, para mudar o seu contrato de taxa de juro variável (a maioria no país) para fixa. És um destes casos e gostarías de saber quais são as regras para melhor negociares com o teu banco? Acontece que “não existem normas legais específicas”, segundo o Banco de Portugal. Ou seja, cada banco tem poder para decidir qual a taxa fixa que apresenta a cada cliente.

Esta ausência de legislação está a fazer com que os bancos não estejam a passar diretamente os clientes para taxas fixas, segundo o Jornal de Negócios, citando o regulador do setor financeiro: “No que respeita à taxa de juro fixa, em regra as instituições de crédito tomam como referência na sua atribuição a taxa de juro ‘swap’”.

Ao contrário do que acontece com as taxas variáveis (Euribor), “não existem normas legais específicas relativas à determinação da taxa de juro fixa”, admite o Banco de Portugal

Os partidos com assento parlamentar estão, por isso, determinados em discutir o tema e criar legislação a este respeito, de acordo com o diário.

fonte: http://www.idealista.pt


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s