“Falsos chalets”: assim são os bunkers do exército suíço escondidos nas casas de montanha

Aparentemente são casas idílicas, os típicos chalets alpinos que aparecem nos postais. Mas estas casas de montanha escondem um segredo obscuro: no interior das coloridas fachadas e das encantadoras janelas de madeira encontramos muros de betão de um bunker do exército suíço. Durante a II Guerra Mundial e enquanto durou a Guerra Fria o país decidiu camuflar 250 destes edifícios militares como casas habitacionais para evitar que fossem descobertas por via aérea.

Durante mais de 60 anos ninguém desconfiou que aquelas casas eram na verdade pontos estratégicos militares, nem as pessoas que viviam nas imediações. Foi o fotógrafo Christian Schwager que, em 2004, revelou o segredo melhor guardado do exército suíço no livro “Falsos chalets”.

Durante décadas, o governo helvético pagou a uma equipa de artistas para que mantivesse em perfeito estado o inofensivo aspeto das suas instalações militares secretas. E o seu trabalho foi um sucesso: segundo Schwager, a “armadilha” era impossível de ser vista pelo olho humano a mais de 10 metros.


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s