Maior procura de habitação e menos oferta está a fazer aumentar os preços

credito-habitacaoO mercado de compra e venda de habitação está a evoluir positivamente em Portugal, mas com a procura a evidenciar maior dinamismo do que a oferta, o que está impulsionar os preços, revela o inquérito o Price Housing Market Survey (PHMS) de Agosto.
A evolução também é favorável no mercado de arrendamento, com a sólida procura pelos arrendatários a motivar um aumento ligeiro das rendas.
Segundo o inquérito da RICS/Ci, “embora a procura de casas para compra tenha voltado a aumentar em Agosto, mantendo um ritmo de crescimento próximo do verificado em Julho, a oferta não acompanhou este dinamismo”. Daí resultou que, pela primeira vez desde Dezembro de 2014, “as novas instruções de venda caíram”.
Este desequilíbrio está a impulsionar a recuperação dos preços em todas as regiões analisadas pelo PHMS, com a taxa de crescimento destes valores a acelerar em Agosto. Os inquiridos também continuam confiantes no aumento dos preços no curto e médio prazo, antecipando que cresçam 3% a nível nacional no próximo ano e cerca de 5% ao ano, em média, durante os próximos cinco anos.
Ricardo Guimarães, Director da RICS/Ci, realça que “a região do Algarve beneficiou de uma dinâmica especial em Agosto relativamente à procura e preços, apresentando melhores resultados do que as regiões de Lisboa e Porto.
Isso mesmo também foi declarado pelos agentes do sector, com alguns a afirmaram que no Algarve, em algumas cidades, já se observa uma falta de novas casas para venda ao mesmo tempo que se espera que a procura continue em alta.”
No mercado de arrendamento, em Agosto, registou-se um aumento acentuado da procura conduzida pelos arrendatários ao mesmo tempo que se verificou uma forte queda das novas instruções de casas para arrendar por parte dos proprietários. Como resultado, o PHMS registou uma nova subida das rendas, dando continuidade ao aumento marginal que fora registado em Julho.
No entanto, e embora as expectativas futuras para a actividade no mercado de arrendamento se tenham reforçado de forma notável, os participantes no inquérito esperam que as rendas estabilizem no curto prazo.
O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Ci – Confidencial Imobiliário, especializada na produção e difusão de indicadores de análise de mercado, e o RICS, entidade que confere qualificação aos profissionais que trabalham na avaliação, mediação e gestão imobiliária, em parceria com várias entidades públicas e privadas nacionais.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s