China rejeita receios do Japão e garante que vai continuar a construir ilhas artificiais

A China rejeitou os receios do Japão sobre a construção de ilhas artificiais por Pequim nos mares asiáticos e anunciou que continuará a levar a cabo estas atividades, considerando-as “normais”, até porque estão “dentro da sua soberania”.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lu Kang, reagiu, em comunicado, ao Livro Branco de Defesa japonesa, aprovado na terça-feira, e que demonstra a crescente preocupação de Tóquio em relação à construção de ilhas artificiais por Pequim no Mar da China Oriental e do Mar do Sul da China.

“Instamos solenemente o Japão a deixar de causar tensões e provocar conflitos e a contribuir mais para a paz e estabilidade regional”, disse Lu Kang, citado pela Lusa. O responsável alertou que as afirmações de Tóquio “prejudicam a confiança mútua política e de segurança entre a China e o Japão”.

Segundo o porta-voz, a construção de ilhas artificiais em recifes, assim como as explorações de gás e petróleo nas águas disputadas, são “justificadas, razoáveis e legítimas”.

As autoridades chinesas anunciaram terça-feira (dia 21), horas depois da aprovação do documento japonês, que vão realizar novas construções nas ilhas Spratly (Nasha em chinês), cuja soberania é reclamada por vários países.

fonte: http://www.idealista.pt


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s